Macacos atacam homem que invadiu espaço reservado no zoo de Sorocaba

16/11/2011 20:28
JOSÉ MARIA TOMAZELA, SOROCABA - O Estado de S.Paulo

Um homem foi agredido por macacos-prego após invadir o recinto dos animais no Zoológico Municipal de Sorocaba, na tarde de anteontem. Segundo testemunhas, o mecânico José Donizete da Silva, de 40 anos, estava visivelmente embriagado. A funcionários do zoo ele disse que estava com calor e decidiu nadar no lago da ilha dos macacos. As agressões foram registradas em vídeos e fotos por visitantes.

Imagens mostram Silva tirando a camisa e entrando na água após pular a cerca de proteção. Na sequência, ele se aproxima da ilha com água pela cintura e alguns macacos seguem em sua direção. Silva estende o braço como se fosse tocar um dos animais e recebe uma mordida. Outro macaco entra na água e agarra o mecânico pelo pescoço. Ao todo, seis macacos se aproximam do invasor e o atacam com mordidas e arranhões. Frequentadores tentam ajudá-lo, mas têm dificuldade de se aproximar. Quando finalmente o mecânico consegue chegar à margem, tem o corpo sangrando em várias partes, principalmente braços e costas.

Funcionários do zoo chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o mecânico foi levado ao Hospital Regional de Sorocaba. Ele não esperou receber alta e deixou o hospital no início da noite. As cenas do ataque impressionaram visitantes. De acordo com a direção do zoo, o homem também feriu um dos macacos no rosto.

A bióloga Cecília Pessutti disse que em todos os recintos há placas alertando para o risco de contato com animais. "Eles não são domésticos nem bonzinhos. Qualquer tentativa de aproximação pode resultar em danos tanto para as pessoas quanto - o que é pior para nós - para os animais."

Segundo o diretor de Gestão Ambiental do zoo, Vidal Dias da Mota, os 200 recintos são cercados e têm placas de advertência. "As pessoas podem correr risco de vida se não observarem avisos." Na mesma tarde, um cão vira-latas invadiu o recinto dos elefantes, foi perseguido, mas saiu ileso. O zoo de Sorocaba tem 1.250 animais e recebe 50 mil visitantes por mês.

 

Fonte: https://www.estadao.com.br/noticias/impresso,macacos-atacam-homem-que-invadiu-espaco-reservado-no-zoo-de-sorocaba,798645,0.htm

 

Veja o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?hl=en&v=oKVwwlm7bO4&gl=UShttps://www.youtube.com/watch?hl=en&v=oKVwwlm7bO4&gl=US