Galo-da-serra

01/05/2011 08:50

Galo-da-serra
Para formar o casal, quem escolhe é a fêmea

NOME COMUM: Galo-da-serra
NOME EM INGLÊS: Cock-of-the-Rock
NOME EM ESPANHOL: Gallito de las rocas
NOME EM ESPANHOL: el gallito de las rocas
NOME CIENTÍFICO:Somente duas espécies são conhecidas: Galo-da-serra andino (Rupicola peruviana), é o Pássaro Nacional do Peru. È encontrado apenas no norte dos Andes. e o galo-da-serra-do-pará (Rupicola rupicola) vive nas antigas montanhas erodidas nas Terras Altas das Guianas.
FILO: Chordata
CLASSE: Aves
ORDEM: Passeriformes
FAMÍLIA: Cotingidae
COMPRIMENTO: cerca de 30 cm
COR DO MACHO: Galo-da-serra-do-pará: Alaranjado
Galo-da-serra andino: vermelho
COR DA FÊMEA: marrom
OVOS: 2 ou 3 de cada vez
ALIMENTO: frutas e insetos
Crista semicircular

O galo-da-serra é um pássaro do norte e noroeste da América do Sul. Vive sob as árvores altas, perto dos rios, e deixa este território somente na época da procriação, para encontrar seu par. O ritual para a escolha dos pares é um espetáculo extraordinário. Os galos-da-serra, ajudados pelas fêmeas, preparam um círculo de dança, limpando uma superfície plana que vai servir de palco. Em seguida, os machos vão se empoleirar nas árvores ao redor, enquanto as fêmeas agrupam-se em torno do palco. De repente um dor machos voa para o chão e executa uma dança estranha: abre as asas e vira a cabeça de um lado para o outro, bate os pés com força no chão e pula para cima e para baixo. Quando está exausto, dá um grito característico, realiza a cena mais uma vez e volta ao galho. Um outro galo-da-serra toma o seu lugar no palco e o espetáculo continua até que todos os machos do bando tenham se apresentado.

Quando termina a exibição, cada fêmea escolhe um companheiro. Os casais constroem os ninhos nas cavidades das rochas, usando lama, pequenas raízes e penas. Cada ninho vai abrigar depois, dois filhotes.